Vitor Costa

Add a Comment

O meu nome é Vitor Costa, sou um Web Designer / WordPress Developer de Portugal.

Tenho desenvolvido para a web desde Abril 2001. Comecei neste campo como um freelancer web designer e flash developer, continuo a prover esses serviços ainda hoje, embora tenha canalizado mais a minha atenção e preferências para o desenvolvimento com webstandards tendo em mente e levando em conta as necessidades de pessoas com incapacidades visuais, bem como outras deficiências.

Que tipo de design efectua?

Todos tentamos passar uma mensagem daquilo que eventualmente somos. O design deve comunicar essa mensagem de uma forma simples e efectiva. O meu principal objectivo é desenhar de uma forma clara e objectiva, web layouts que sejam acessíveis a todas as pessoas e que tenham o utilizador no centro de todas as decisões.

O que pensa sobre webstandards?

Cedo em 2003, interessei-me em webstandards , desde então o meu interesse tem-se continuado a expandir. Sem dúvida, sou agora mais do que nunca um firme crente na separação de estrutura e estilo, e recentemente agi de acordo com esta crença por optar mudar para css, código tableless e design.

Por entender e usar webstandards , conseguimos perceber alguns dos seus benefícios que são:

  1. Reduzido markup: Menos código significa páginas mais rápidas. Menos código também significa maior capacidade do servidor, que por sua vez significa menos dinheiro necessário para espaço no servidor e gama de frequências(bandwidth).
  2. Aumento de separação de conteúdo e apresentação: Por usar CSS para controlar o design do site, as actualizações e os redesigns tornam-se mais fáceis. Mudanças de estrutura no site podem ser feitas instantaneamente através da actualização de uma única folha de estilos(CSS).
  3. Acessibilidade Melhorada: Web standards permite-nos alcançar o maior numero de browsers e dispositivos. Os conteúdos podem ser lidos facilmente por qualquer browser, telefone, PDA, ou por pessoas que usam software segundo as suas próprias necessidades pessoais.
  4. Compatibilidade visando o Futuro: Por desenvolver sites usando web standards, estamos a ter certeza que eles serão compatíveis com o software desenvolvido com o tempo.